Marília Vargas começou muito cedo a dar aulas. Apaixonada pelo ensino, ainda jovem estudante recebeu seus primeiros convites como professora assistente em festivais de música no Brasil.

Desde 2004 tem sido professora convidada nos festivais de Música de Londrina, Juiz de Fora, Campina Grande, Olinda, Oficina de Música de Curitiba, entre outros.
Também realizou diversas Master Classes, cursos e leituras em diversas universidades do Brasil e do exterior. Destacam-se a Normal University de Chongqing (China), Mc Gill University (Canadá), Unicamp, UFPR, UFPE, entre outras.

Dezenas de jovens cantores já receberam suas orientações e diversos de seus alunos tem se destacado e atualmente estudam na Europa, integram coros profissionais no Brasil ou ainda iniciam suas promissoras carreiras como solistas.

Com a intenção de fomentar a vida profissional de jovens artistas, realiza regularmente projetos e concertos de diversos formatos ao lado de seus alunos. Com grupos flexíveis de acordo com o repertório, já apresentou óperas e recitais em edições da Virada Cultural de São Paulo, Festival de Campos do Jordão e outros eventos.

Professora de Canto Lírico e da Oficina de Música Barroca da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Professora de Canto Barroco e de Canto Lírico da Escola de Música do Estado de São Paulo.

Preparadora Vocal do Coral Jovem do Estado de São Paulo.