Projeto Catarse! Homenagem a Nicolau de Figueiredo!

O projeto

Esse projeto é a concretização de uma ideia que surgiu há mais ou menos 3 anos, quando Marília Vargas, Juliano Buosi e Fernando Cordella sentiram um forte desejo de encontrar uma maneira de homenagear o grande amigo, colega e mestre Nicolau de Figueiredo, músico fantástico que nos deixou precocemente em 2016.

Nicolau tinha uma expressiva biblioteca musical, que foi doada pela família para o acervo da Biblioteca da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP-Tom Jobim). Em uma grande força tarefa, ajudamos a trazer da Europa uma boa parte dos livros. E qual a surpresa e alegria ao encontrar em um deles, uma edição das 9 Árias alemãs de G. F. Händel (1685-1759), um manuscrito do próprio Nicolau com ornamentações para 8 das árias. Nicolau era conhecido por suas ornamentações de árias dacapo, e seu trabalho neste campo em grande parte está anonimamente registrado em inúmeras das mais famosas gravações deste repertório. Assim, surgiu a ideia de fazermos um registro desse material, tanto em forma de gravação quanto disponibilizando o fac-símile e realizando a edição das ornamentações, de forma não somente de homenagear esta grande figura da música barroca internacional, mas de proporcionar ao público em geral o acesso a este importante material de estudo.

Sabemos todos que ideias como essa precisam de muito de apoio para se concretizarem! E somos muito felizes por podermos começar a formar o projeto com a colaboração de queridos amigos, começando com a Dra. Ema Bonetti, do Centro Ambiental Edoardo Bonetti, que nos proporcionou um primeiro aporte financeiro, suficiente para conseguirmos dar o primeiro passo do sonho para a realidade.

Com o imensurável apoio do Estúdio Monteverdi, através da figura do nosso querido André Mehmari, fizemos a gravação das 9 árias em novembro de 2020. Além de Marília Vargas (canto), Juliano Buosi (violino) e Fernando Cordella (cravo), contamos com a participação dos grandes Ricardo Kanji (traverso), Natália Chahim (oboé barroco), Guilherme de Camargo (teorba), Alberto Kanji (violoncelo barroco) e William Takahashi, que cuidou da manutenção e afinação do cravo.
Neste momento estamos na segunda fase, contando com o também imensurável apoio do nosso querido Dirceu Saggin, do Estúdio Trilhas Urbanas, responsável pela edição do CD.
A próxima fase é a edição das partituras dessas ornamentações para a disponibilização ao público. Este trabalho está a cargo de outro grande amigo, João Rival, muito experiente no trabalho de edição de manuscritos. Christopher Zollner nos honra ficando a cargo do design gráfico. Para finalizar, o material segue para o processo de impressão.

Esta campanha no Catarse visa portanto fazer a pré-venda desse material, possibilitando o pagamento de todos os custos envolvidos para a realização do projeto, que não são poucos! Além dos custos de estúdio, técnicos e design, temos ainda os custos de gráfica (para o CD e para as partituras), transporte e despesas de alimentação dos artistas, e muito mais (vide gráfico de despesas).
Elaboramos aqui uma variada série de recompensas para diferentes tipos de apoio. Quanto ao projeto em si, teremos dois tipos de produtos a oferecer: O CD (em formato digital e físico) e o CD-Partitura (em formato físico), com uma edição impressa das ornamentações editadas e em fac-símile. Contamos muito com a ajuda da comunidade para divulgação à quem possa se interessar em adquirir esse material e colaborar com nosso projeto! Acesse e veja a melhor recompensa para você! Desde já, nosso muito obrigado!

Marília Vargas