Actéon, de Marc Antoine Charpentier - Theatro Municipal de São Paulo

Actéon, mito greco-romano presente na compilação Metamorphoses do poeta latino Ovídio (séc II d.c.), trata da história do nobre caçador que adentra com seus amigos os domínios da deusa Diana, e a flagra se banhando junto às suas ninfas. Como castigo à sua ousada usurpação, a deusa o transforma em um cervo, e ele é devorado pelos seus cães que não o reconhecem. A encenação trabalha sobre a chave da transformação em todos os elementos da obra (tempo, espaço, corpos, figurinos elenco, orquestra, luz e até espectadores) e também sugere discussões sobre as questões históricas de gênero e meio ambiente.

Leia mais
Marília Vargas
Lançamento dia 29 de julho de 2022 - Homenagem a Nicolau de Figueiredo - Livro e CD!

Uma preciosa união de artistas e apoiadores, num projeto independente financiado por uma campanha na plataforma Catarse, traz finalmente ao público estas partituras, editadas por João Rival e Paulo Galvão Filho, junto de textos dos organizadores do projeto, Marília Vargas e Juliano Buosi, assim como da pesquisadora Camila Fresca, num belo livro desenhado pelo artista gráfico Christopher Zoellner. A publicação vem acompanhada do CD com a gravação das Nove Árias Alemãs com Marília Vargas, Juliano Buosi, Fernando Cordella e convidados especiais.

Leia mais
Marília Vargas
Marcos Portugal: O Basculho de Chaminé

A música, a dramaturgia e a poesia ganham um colorido especial de um cenário histórico somado ao talento de jovens músicos e artistas convidados. Dia 19 de dezembro é dia de estreia da ópera “O Basculho de Chaminé”, do compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (1762-1830) e libreto de Giuseppe Maria Foppa (1760-1845). Gravada no teatro mais antigo em funcionamento da América Latina, a charmosa Casa da Ópera, em Ouro Preto (MG), a ópera reúne os alunos da Academia Orquestra Ouro Preto que se apresentam ao lado das sopranos Marília Vargas e Ludmilla Thompson, dos barítonos Johnny França, Ádamo Oliveira e Sabah Teixeira e do tenor Jabez Lima.

Leia mais
Marília Vargas
Lançamento do CD Nossos Espíritos Livres!

“Nossos espíritos livres” - música na corte francesa nos séculos XVII, é um álbum inédito no Brasil. Gravado pelos músicos Marília Vargas (soprano), Silvana Scarinci (arquialaúde, teorba) e Roger Burmester (alaúde, guitarra barroca), conta também com a participação especial dos violinistas Juliano Buosi e Raquel Aranha.

Leia mais
Marília Vargas
Projeto Catarse! Homenagem a Nicolau de Figueiredo!

Esse projeto é a concretização de uma ideia que surgiu há mais ou menos 3 anos, quando Marília Vargas, Juliano Buosi e Fernando Cordella sentiram um forte desejo de encontrar uma maneira de homenagear o grande amigo, colega e mestre Nicolau de Figueiredo, músico fantástico que nos deixou precocemente em 2016.

Leia mais
Marília Vargas
Bach: Bereite dir Jesu, noch itzo die Bahn - BWV 147

Johann Sebastian Bach - “Bereite dir Jesu, noch itzo die Bahn” - BWV 147

Marília Vargas - soprano

Luis Otavio Santos - violino barroco

Alessandro Santoro - cravo

Gravado e filmado por André Mehmari no Estúdio Monteverdi, editado por Dirceu Saggin e equipe no Estúdio Trilhas Urbanas.

Leia mais